Josué, filho de Num, é uma figura importante na Bíblia e na história do povo judeu. Ele sucedeu Moisés como líder do povo hebreu e liderou a conquista da Terra Prometida. Sua história começa no livro de Êxodo, capítulo 17, e continua no livro de Josué.

Quando os hebreus saíram do Egito, foram atacados pelos amalequitas em Refidim. Moisés enviou Josué e um grupo de homens para lutar contra eles, enquanto ele subiu ao topo de uma colina para orar. Com a ajuda de Deus, Josué e seus homens conseguiram vencer a batalha.

Durante a peregrinação do povo pelo deserto, Josué se tornou o assistente de Moisés e foi escolhido como líder militar dos hebreus. Quando Moisés morreu, Deus instruiu Josué a liderar o povo na conquista da Terra Prometida. Ele liderou as tribos de Israel em várias batalhas bem-sucedidas contra os povos cananeus que viviam na região.

Josué é lembrado por sua coragem e sua fé em Deus, que o guiou em suas batalhas. Em uma famosa história, ele liderou os hebreus na conquista de Jericó. Deus lhe disse que, quando chegasse à cidade, ele deveria marchar ao redor dela durante seis dias, e no sétimo dia, as muralhas da cidade desabariam. Josué seguiu as instruções e, com a ajuda de Deus, os hebreus conquistaram a cidade.

Josué também dividiu a terra conquistada pelas tribos de Israel e estabeleceu as leis e regulamentos para a comunidade hebraica. Ele convocou uma assembleia de líderes tribais e renovou a aliança entre o povo hebreu e Deus. Josué morreu aos 110 anos e foi enterrado em Timnate-Sera, em Efraim.

A história de Josué é uma história de liderança e fé em Deus. Ele liderou os hebreus na conquista da Terra Prometida e estabeleceu as bases para a futura nação de Israel.