José, filho de Jacó e Raquel, é outro personagem importante na história do povo judeu e também é uma figura significativa na Bíblia. Sua história começa no livro de Gênesis, capítulo 30.

Desde criança, José foi o filho preferido de Jacó, o que gerou ciúmes entre seus irmãos. Em uma ocasião, Jacó deu a José uma túnica colorida, o que aumentou ainda mais a inveja dos irmãos. Certa vez, quando Jacó enviou José para verificar como estavam seus irmãos que pastoreavam o rebanho, eles o capturaram e o venderam como escravo para mercadores ismaelitas que o levaram para o Egito.

Lá, José foi comprado por um homem chamado Potifar, que o colocou como administrador de sua casa. José era um bom administrador, mas acabou sendo acusado injustamente de ter tentado seduzir a esposa de Potifar e foi preso. Na prisão, ele conheceu dois outros prisioneiros que tiveram sonhos, e ele interpretou os sonhos para eles.

Anos depois, o faraó do Egito teve um sonho que nenhum de seus sábios conseguia interpretar. O copeiro que havia conhecido José na prisão se lembrou dele e o apresentou ao faraó. José interpretou o sonho como uma previsão de sete anos de abundância seguidos de sete anos de fome e aconselhou o faraó a armazenar alimentos durante os anos de abundância.

O faraó ficou impressionado com a sabedoria de José e o nomeou governador do Egito. Durante os sete anos de fome, José distribuiu os alimentos armazenados pelo governo, garantindo que seu povo tivesse o que comer. Eventualmente, seus irmãos foram até o Egito em busca de comida e encontraram José. Ele os reconheceu, mas não os revelou sua identidade imediatamente. Em vez disso, ele testou sua sinceridade e, eventualmente, se revelou a eles.

José se reconciliou com seus irmãos e trouxe sua família para o Egito para viver. Lá, ele se tornou um líder importante e um protetor de seu povo, ajudando a estabelecer a presença dos hebreus no Egito. A história de José é uma história de superação, onde um homem que foi vendido como escravo e preso injustamente conseguiu se tornar um líder importante e um defensor de seu povo.