Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão, é um personagem importante na Bíblia e na história do povo judeu. Sua história começa no livro de Gênesis, capítulo 25.

Jacó nasceu gêmeo de Esaú, seu irmão mais velho. Desde o ventre de sua mãe, Rebeca, os dois irmãos já brigavam, e Rebeca teve uma visão de que Jacó seria o mais importante dos dois. Quando cresceram, Esaú era um caçador habilidoso e um favorito de seu pai, enquanto Jacó era mais caseiro e preferido por sua mãe.

Um dia, Esaú voltou da caça faminto e pediu a Jacó que lhe desse algo para comer. Jacó concordou em troca do direito de primogenitura de Esaú, ou seja, o direito de ser o herdeiro de Isaque. Mais tarde, Jacó enganou seu pai, que era cego e idoso, para dar-lhe a bênção da primogenitura, fingindo ser Esaú.

Esaú ficou furioso e planejou matar Jacó, então Rebeca convenceu Jacó a fugir para a casa de seu tio Labão em Harã. Lá, Jacó se apaixonou por Raquel, filha de Labão, e concordou em trabalhar por sete anos para casar-se com ela. No entanto, na noite de seu casamento, Labão enganou Jacó e deu-lhe sua filha mais velha, Lia, em vez de Raquel. Jacó trabalhou mais sete anos para casar-se com Raquel.

Jacó teve muitos filhos com Lia e Raquel, incluindo José, que se tornaria um líder importante em Israel. Jacó também teve uma visão de uma escada que se estendia do céu à terra, com anjos subindo e descendo. Deus prometeu a Jacó que lhe daria a terra onde ele estava vivendo e que sua família se tornaria uma grande nação.

Jacó acabou retornando à sua terra natal, onde se reconciliou com Esaú e construiu uma família próspera. Ele morreu em uma idade avançada e foi enterrado ao lado de sua esposa Lia em Hebrom, na terra prometida por Deus.